5 maneiras de economizar mais luz na sua casa

Em tempos de crise toda economia é bem vinda, principalmente quando o assunto é a conta de energia elétrica, um dos maiores gastos domésticos que temos, e também algo indispensável na nossa vida. Mas ainda assim existem algumas maneiras de economizar mais na luz na sua casa, aplicando algumas dicas simples, mas que podem refletir muito no valor final das suas contas.

Se você quer saber quais são essas ações que você deve começar a aplicar agora mesmo, então é só continuar lendo e conferir tudo.  

1- Troque as lâmpadas

Apesar de a maioria das casas hoje em dia já ter lâmpadas fluorescentes, que duram mais tempo e gastam menos energia, pode ser que na sua casa um cômodo ou outro, ou até mesmo um abajur esquecido, ainda tenha lâmpadas incandescentes (aquelas amarelas). Faça a troca das lâmpadas e você já começará a notar uma diferença em sua conta, em alguns casos a economia pode chegar a 30% do valor total.

2-  Ar condicionado

Principalmente no verão eles são os salvadores da pátria, mas acabam se tornando vilões do nosso bolso, pois têm um consumo alto, principalmente em locais grandes onde precisam ficar ligados o tempo em potência máxima.

Mas se não ter um ar condicionado não é opção para você, o que pode ser feito é sempre certificar-se de que janelas e portas estão fechadas, assim o ar frio não sai do ambiente, além disso, manutenção periódica é indispensável.

E você pode ainda escolher por modelos que já são certificados como com baixo gasto de energia elétrica, como os ar condicionado samsung em que você vê a diferença em suas contas.

3- Fique de olho no chuveiro

Outro item que temos em casa e que não é possível viver sem é o chuveiro, porém ele também é responsável por gastar muito energia elétrica. Então siga algumas dicas para economizar na hora do banho:

  • Tome banhos rápidos, sem ficar enrolando sem necessidade
  • Coloque o chuveiro na posição verão
  • Faça limpeza do chuveiro, assim você terá mais vazão e não precisará demorar no banho.
  • Em caso de problemas na resistência, faça a troca, ela é barata e fácil de trocar. Remendos podem ser perigosos e ainda provocar gastos altos de energia elétrica.

4- Desligue os aparelhos que você não está usando

Quando desligamos a TV ou qualquer outro aparelho e deixamos apenas no famoso Stand-by eles continuam ligados, porém gastando menos energia. Para que eles fiquem totalmente desligados e não gastando nada, sempre que não estiver utilizando um aparelho desligue da tomada.

Isso faz com que você tenha uma diminuição considerável dos  seus gastos, principalmente se você fica muito tempo fora e não utiliza esses aparelhos muito.

Outra maneira de economizar mais luz na sua casa é evitar de deixar luzes acesas durante o dia, mesmo aquelas com lâmpadas fluorescentes. Ou deixar extensões e carregadores na tomada sem uso, além de ser perigoso e poder causar curto circuito.

5- Compre eletrodomésticos que consomem menos

Hoje em dia é impossível viver sem alguns eletrodomésticos, todo mundo praticamente tem microondas, geladeira, forno, cafeteira, entre outros. Mas para que isso não pese ainda mais na hora que chegar a conta de energia, a dica é que você compre aqueles que possuem o selo Procel A, que são certificados como mais econômicos.

Todos devem ter o selo informando como é o seu gasto, caso não tenha, desconfie do aparelho.

Essas foram algumas maneiras simples e possíveis de economizar mais luz na sua casa. Sabe de mais alguma? Conte pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *