6 dicas para passar suas roupas de trabalho

As tarefas domésticas sempre são grandes desafios para quem vive a vida corrida dos dias modernos.

Afinal, tempo é quase uma riqueza a ser garimpada e o pouco que resta dele, no meio de tantos compromissos e responsabilidades, queremos aproveitar com lazer, para ficar com familiares e amigos.

Mas as tarefas estão ali à nossa espera… e sempre se acumulando. Uma das menos populares é passar roupas.

Todos irão concordar que também são complicadas, exigem técnicas com tipos de peças, com materiais e muito cuidado com o equipamento – questão de segurança mesmo! Na hora de passar as roupas de trabalho, a tensão é maior; precisam estar perfeitas para as reuniões, receber e visitar clientes, nos representar bem.

Então, depois de anos de luta com o ferro, pensei em 6 dicas para passar suas roupas de trabalho que podem facilitar e melhorar o resultado!

Agora, se você não tem muita paciência para esse tipo de tarefa – e ninguém vai te condenar! – pode contratar uma passadeira de roupas e ficar tranquila!

Dicas antes das roupas de trabalho chegarem na tábua

Essas etapas anteriores à passagem são parte do processo e fundamentais para a eficiência e para reduzir o esforço.

01 – Na hora de lavar as roupas

Evite sobrecarregar a lavagem, porque as roupas ficarão ainda mais distorcidas pela falta de espaço e vai refletir na dificuldade de passar depois. O ideal é respeitar o nível da água deixando as roupas livres para circular.

Use um amaciante para finalizar a lavagem, ele vai facilitar a passagem deixando as roupas mais macias.

02 – Na hora de estender as roupas

A etapa que a maioria das pessoas não dá atenção, mas é fundamental!

  • Aquela batida da roupa no ar que você sempre riu vendo sua mãe fazer é ciência! Vai ajudar a roupa a secar menos amarrotada, note que algumas peças já se ajeitam depois da batida.
  • Evite colocar as roupas apertadas no varal. É o mesmo princípio da lavagem, quanto mais livres, melhor o resultado.
  • Coloque as roupas de trabalho superiores – casacos, blazers, jaquetas, blusas sociais – e vestidos em cabides e depois no varal. Elas secam mais rápido, não deformam e ficam melhores para passar!
  • Não deixe a roupa seca por muito tempo no varal, para evitar que o calor resseque os tecidos. Secou? Tenta tirar logo e guardar na umidade do armário.

03 – Na hora de guardar as roupas para passar

Vamos combinar que ninguém tira a roupa do varal e leva pra tábua, certo? Então guardar também tem algumas regras que ajudam com as roupas de trabalho:

  • Dobre cada peça antes de empilhar em algum lugar. Quanto mais arrumada ela estiver, menor a chance de dar trabalho na passagem.
  • Peças finas, com os vestidos, as blusas e algumas calças, nem precisam passar, certo? Mas se precisar, procure manter em cabides para preservar os tecidos.
  • E claro, já separa o que não precisa passar. Isso ajuda muito no aspecto moral da pilha que você vai formar.

Dicas para passar as roupas de trabalho

04 – Roupas difíceis de passar

Sabe aquelas calças cheias de bolsos e detalhes – e você acha que as bermudas cargo do namorado é que devem dar trabalho? Você pode borrifar um pouco de água, enrolar, colocar em um saco bem fechado e na geladeira por 1 hora. Vai ajudar bastante.

05 – Camisas sociais

Essas exigem um verdadeiro ritual. Comece pelo colarinho totalmente aberto, depois passe pelos punhos, pelas mangas e a parte frontal, nessa ordem. Depois a parte das costas, feche a camisa e o colarinho e pendure no cabine imediatamente. Se possível, deixe em uma arara ou cabide interno do armário com bastante espaço pra não amarrotar e com ela ainda quente.

06 – Demais roupas de trabalho

  • Não passe as costuras, pois elas ficarão com aquele brilho que não gostamos. Passe pelo avesso e dê só um retoque pelo lado certo no final.
  • Não passe os botões: com a peça aberta, passe o local onde ele é abotoado, pelo avesso e feche.
  • Passe as roupas até a barra da bainha – calças, vestidos, saias – para que não se desfaçam com o tempo.

Muito trabalho, não é mesmo? Para termos qualidade, é inevitável. Agora, se você quer qualidade sem este esforço todo, eu recomendo contratar uma passadeira de roupas e ficar tranquila!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *