Como fazer um espaço para seu filho brincar

Quem possui filhos pequenos a estar habituado a chegar em casa e encontrar o ambiente com os brinquedos espalhados por todo os lugares. De modo geral, os pais nunca pensam em reservar um cantinho para que a criança brinque, sem comprometer a organização do lar.

Muitas vezes a ideia de reservar um cantinho é descartada por que a maioria dos pais pensa que isso só é possível se a casa for grande ou tiver uma área externa. A verdade é que mesmo em uma casa pequena, é possível sim reservar um local para essa finalidade.

Qualquer pessoa pode criar um espaço para seu filho brincar, basta fazer um planejamento das coisas que é preciso ter nesse espaço. E justamente com essa intenção, vamos dar algumas dicas para que você agora!

Escolha a área ideal

Não é preciso que a residência tenha um local desocupado para criar esse espaço. Você pode encontrar outras alternativas como, por exemplo, o quarto do seu filho, o terraço da casa ou um local na sala.

No entanto, é fundamental assegurar que o local seja seguro e que possibilite que seu filho se divirta. Por isso, procure uma área que as crianças possam ser vistas pelos adultos, principalmente se os filhos forem menores. No caso de você morar em apartamentos, ao escolher a varando como o cantinho de brincadeiras, lembre-se de colocar as devidas proteções.

Aposte no conforto

Para que o espaço seja atraente é preciso também ter conforto, especialmente no piso. Por isso, você pode utilizar tapete, almofada ou piso de EVA, que poderá ser utilizado como tatame.

No caso de criança muito pequena, é preciso adaptar o ambiente com protetores de móveis, além de usar protetores para tomadas elétricas. Ambientes pertos de escadas é preciso providenciar um portão de proteção.  

Invista nos brinquedos

Para que seu filho se divirta escolha brinquedos diversos, que estimulem o raciocínio e a associação com outros. Porém, é preciso prestar atenção na qualidade do brinquedo, verificar se ele não oferece riscos.

Considere a organização

Todo mundo quem tem criança em casa sabe que manter o local organizado é bem complicado. Mas essa tarefa pode ser resolvida com alguns objetos como caixas organizadoras de vários tamanhos. Você também pode utilizar prateleiras ou mesmo nichos.

Outro objeto que ajuda na organização do espaço é o armário. Esse objeto acomoda bem os brinquedos e o melhor, pode ser colocado em qualquer cômodo da casa, sem deixar o visual desproporcional.

Mas para que os brinquedos sejam de fato guardados nesses objetos é necessário que você estimule seus filhos a serem organizados.  

Utilize as cores corretas

Criança gosta de espaços coloridos. Se você criar um ambiente em que não seja colorido, dificilmente o seu filho vai querer brincar naquele espaço e todo o seu esforço vai por água abaixo.

Você pode usar cores nos brinquedos, no piso ou na parede. Essas cores podem ser pintadas ou você pode utilizar texturas e adesivos temáticos.

Alie o espaço ao aprendizado

Você também pode utilizar uma parede com lousa, que é algo que chama a atenção das crianças já que ali, elas podem desenhar e estudar. Além disso, a lousa vai evitar que seu filho rabisque a parede, deixando-a suja.

Providencie também outros brinquedos que servirão para estimular o aprendizado e o raciocínio, como jogo da memória, por exemplo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *