Como se vestir para qualquer ocasião!

É seguro dizer que a moda é uma coisa em evolução – as mulheres não se vestem da mesma forma como fizemos nos anos 1890 (ou até mesmo, como fizemos nos anos 90).

Embora logicamente se siga, poucas pessoas percebem que a etiqueta em torno da moda também evolui. Enquanto algumas tradições se mantêm por um bom motivo – por exemplo, a menos que seja especificamente solicitado, nunca use branco em um casamento para evitar competir com a noiva – é hora de deixar os outros no passado, onde eles pertencem.

Aqui está um guia prático para ajudar a entender esses novos padrões de vestuário.

A ocasião 1: um casamento

Etiqueta antiga: não use branco, preto ou vermelho.

Nova etiqueta: preto e vermelho estão perfeitamente bem, mas branco ainda é o não-não.

O que vestir: Deixe o convite, a estação e a hora serem seus guias. Se você estiver perdido e estiver perto da noiva, pergunte-lhe o que é certo; caso contrário, consulte a dama de honra ou a mãe da noiva.

A ocasião 2: um coquetel

Etiqueta antiga: nenhuma surpresa aqui – um vestido de coquetel.

Nova etiqueta: os vestidos de coquetel estão sempre em grande estilo, mas você tem outras opções.

O que vestir: Nos dias de hoje, um coquetel pode ser qualquer coisa, desde um evento de sociedade ostensivo até um grupo discreto de amigos reunidos. Mas na maioria das vezes, os coquetéis são elegantes e casuais, então você não pode errar se usar um top com detalhes especiais e uma saia ou calça sob medida, além de saltos ou sapatos rasteiros.

A ocasião 3: um jantar

Etiqueta antiga: um pequeno vestido preto e saltos.

Nova etiqueta: avalie sua roupa pela festa.

O que vestir: Dado o número de variáveis ​​- qual é a época do ano, quem são seus anfitriões, se é uma ocasião especial), não há uma resposta certa, o que pode tornar as coisas um pouco complicadas.

Se você se disfarçar, corre o risco de ofender seus companheiros de jantar. Overdress pode fazer o seu anfitrião se sentir inadequado, inseguro ou desconfortável. A solução: peça conselhos ao anfitrião.

É a melhor maneira de descobrir se você está convidado para um encontro de boas-vindas de brim ou para um caso de saia e blusa mais abotoado.

A ocasião 4: um jantar de negócios ou uma festa da empresa

Etiqueta antiga: seu desgaste de nove a cinco coloca algumas horas extras.

Nova etiqueta: mantenha as coisas profissionais (você ainda está trabalhando), mas de acordo com o evento.

O que vestir: quando você se veste para uma função de trabalho, a cultura do seu escritório deve prevalecer. Se é um ambiente conservador, vista-se conservadoramente para os eventos também. Mas não importa o quão relaxado o seu ambiente de escritório ou a ocasião, nunca use nada provocante.

Uma roupa muito reveladora pode impedir que você seja levado a sério quando se trata de promoções de emprego. E, sim, isso inclui a fantasia de “gata sexy” que você está de olho na festa anual de Halloween.

A ocasião 5: uma entrevista de emprego

Etiqueta antiga: um terno escuro conservador. Fim de conversa.

Nova etiqueta: você não pode errar com um terno, mas em muitos campos não é a única (ou melhor) escolha.

O que vestir: Em geral, empresas tradicionais, ternos ainda são o padrão. Não há alternativas adequadas para um processo, e usar um diz que você está seriamente interessado na posição.

No entanto, em muitos campos criativos ou artísticos – design, mídia, varejo, tecnologia – pode ser uma vantagem sair da caixa: experimente um vestido de bainha com um cinto largo e um cardigã, ou uma saia lápis com uma blusa e um jaqueta cortada.

Quando estão contratando, os selecionadores gostam de ver uma roupa que diga que o candidato tem um senso pessoal de estilo.

A Ocasião 6: um batismo, um Bar Mitzvah ou outra cerimônia religiosa

Etiqueta antiga: trote a elegância do domingo. Florais bem-vindos, chapéus e luvas.

Nova etiqueta: honre a ocasião em trajes de bom gosto, não abafados.

O que vestir: Para começar, escolha uma roupa que seja apropriada em um lugar religioso, não muito baixa ou colada. Se você nunca esteve em uma determinada casa de adoração, é uma boa ideia verificar novamente suas convenções.

Tão importante quanto isso é evitar qualquer coisa séria demais quando você está comemorando um marco feliz na vida de uma criança. Para um batismo, use um pouco de cor, como um terno brilhante ou um lindo vestido diurno.

O código de vestimenta para um Bar Mitzvah pode ser determinado pela festa realizada depois. Se a festa imediatamente seguir o serviço, você usará a mesma coisa para ambos, então coloque um vestido de festa, mas certifique-se de cobrir com uma jaqueta ou um xale no templo. Se houver um intervalo antes da recepção, você pode querer mudar. Um traje feminino funciona bem para o serviço; vestir algo mais elegante para a festa.

A Ocasião 7: um funeral ou velório

Etiqueta antiga: se você está de luto, você está de preto.

Nova etiqueta: sua roupa não precisa ser preta; tem que ser respeitosa.

O que vestir: O mais importante é transmitir a tristeza do evento, que pode ser realizado com roupas mais leves em tons neutros escuros, como azul marinho, marrom e verde floresta. Vestidos leves de lã são uma aposta segura.

Padrões escuros e discretos também são bons, assim como acessórios silenciosos e clássicos, como pérolas e brincos. Este não é o momento para o seu colar indonésio laranja e amarelo.

A Ocasião 8: uma noite no teatro, no balé ou na ópera

Etiqueta antiga: tudo sobre colocar-se no glamour.

Nova etiqueta: você tem um amplo espaço. Ainda assim, junte-se!

O que vestir: Era uma vez, estas noites fora foram consideradas uma licença para vestir-se muito elaborada. Hoje em dia, no entanto, é mais provável que você encontre jeans e uma camiseta em um desfile da Broadway do que roupas formais.

Mas só porque você pode ser casual, não significa que você deveria ser. Você pagou uma quantia justa por uma noite agradável, então por que deixar a bola cair quando se trata de sua roupa?.

Na noite de abertura, vá à falência e vista-se como faria em qualquer ocasião de gala. Caso contrário, vista-se como um coquetel: um terno sofisticado ou uma camisa, calças e saltos feitos sob medida.

Mas reconheça as diferenças regionais. Conheça a sua cidade e o que é esperado. E se, no final das contas, você sentir que prefere ficar de calça jeans, escolha um belo escuro, sem buracos e elegante.

A Ocasião 9: uma boa primeira impressão – um encontro romântico, encontrando os sogros, festas na escola

Etiqueta antiga: um twinset conservador e uma saia para mostrar como você é elegante.

Nova etiqueta: vista-se fiel à sua personalidade, mas não é hora de correr riscos.

O que vestir: Em primeiro lugar, você deve se sentir como você. Escolha uma roupa que faça você se sentir bem consigo mesma. Se há uma cor especial em que você parece realmente bom ou um par de calças que você recebeu muitos elogios, invista nisso.

A nota de advertência: como diz o velho ditado, você nunca terá uma segunda chance de fazer uma primeira impressão, portanto evite chamativos em potencial. Não use nada muito apertado ou curto, e não tente muitas tendências de uma só vez.

Para um primeiro encontro, escolha uma roupa que seja colorida e feminina e deixe algo para a imaginação, como um embrulho de presente.

A Ocasião 10: uma festa que chama para “traje festivo”

Etiqueta antiga: Que etiqueta antiga? Anfitriões só recentemente começaram a confundir seus convidados este estilo.

Nova etiqueta: seja boneca; divirta-se com isso.

O que vestir: Festivo significa usar trajes de coquetel lúdicos. Há muitas opções, desde blusas justas com calças vistosas até um vestido em cores fortes ou estampas. Ou comece com um pequeno vestido preto e com um anel de coquetel ou brincos de lustre.

Você pode considerar se há um tema em jogo e se você pode incorporar isso em seu traje. Não exagere, no entanto. E quando um convite de Natal pede um traje festivo, não se sinta pressionado a usar qualquer coisa que seja vermelha ou verde – ou que tenha renas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *