Jaleco escuro? Veja essa nova novidade na área da Saúde

Quando falamos em jaleco branco, que imagem vem à sua mente? Certamente é a de um médico, não é mesmo?

Mas eles não são os únicos e nem a área da Saúde é a única onde este traje é obrigatório – ou tão associado à atividade que ninguém consegue imaginar sem. Temos também os enfermeiros, os técnicos de laboratórios e também profissionais da gastronomia – panificadores, cozinheiros e chefs de cozinha.

O jaleco não é só uma vestimenta obrigatória

E todos, por diferentes motivos, sabem como o jaleco deve ser valorizado no dia a dia, tanto no sentido higiênico e de conservação quanto de veiculação da marca.

Sim, o jaleco é veículo da sua marca, incluindo nas atividades médicas, onde as pessoas acham que ele é apenas uma roupa de proteção. E você deve investir muito nele, pois ele é o seu cartão de visitas.

Alguns fatores são fundamentais para que o jaleco traduz você profissionalmente.

Logotipo e padrão gráfico

São itens importantes para que as pessoas identifiquem você através dos símbolos. Invista em um logotipo que seja alinhado com a sua profissão – em exemplos simples, você não deve investir em uma imagem forte para um jaleco de pediatra ou ser tradicional demais se é um jaleco para uma chef de cozinha natural.

Lembre-se que ele deve traduzir a sua personalidade e a sua proposta de trabalho – e na dúvida, seja discreto. Quanto à fonte de escritos, aposte nas mais simples para que sejam lidos com facilidade.

Limpeza e conservação

Este item é fundamental em todas as profissões que usam jalecos, mas em especial os profissionais da Saúde, já que as sujeiras podem causar uma má impressão nos pacientes. Uma dica é usar um jaleco de cor, em tom leve, de forma que o sangue ou algum fluido perca a cor original em contato com ele e dê uma disfarçada.

Para quem trabalha com comida, uma boa dica é usar aventais quando estiver manuseando comida, preservando o jaleco para o contato com clientes.

Cores

O branco ainda domina o mercado, principalmente na Saúde onde ele representa limpeza. Porém, muitos especialistas recomendam jalecos de cores leves, principalmente em ambientes de pediatria e geriatria.

Os jalecos com cores ajudam a quebrar a monotonia branca de paredes e aparelhos, destacando o profissional no ambiente e criando uma comunicação mais suave.

E os jalecos coloridos?

Esta é uma opção muito eficaz na pediatria, porque distrai visualmente as crianças, o que é importante em um ambiente entediante para elas. Alguns jalecos tem imagens de personagens de quadrinhos e filmes, o que ajuda a criar uma conexão maior.

E os jalecos escuros? É possível usar?

Com certeza, sim. Os jalecos escuros são uma tendência no mercado e podem conferir elegância e sobriedade para diversos profissionais.

Ele pode ser bem usado por profissionais de Gastronomia, pois os tons escuros transmitem profissionalismo e um ar de vanguarda que é bem recebido pelos clientes nessas profissões. Aproveite e coloque detalhes na gola e nas mangas na cor que você que sobressai em seu logotipo. E cuidado para que o logotipo jovial demais não destoe demais de um jaleco escuro.

Para profissionais da Saúde o uso é bem restrito; nos ambientes de atendimento emergencial e cirúrgico, a cor escuro pode sobrecarregar visualmente e estressar o paciente – seu e os demais.

Nos consultórios, ele pode ser interessante em algumas especialidades como Endocrinologia, Proctologia e Urologia. Em Pediatria, Geriatria, Ginecologia por exemplo, não são recomendados – opte por cores claras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *