Como o isolamento social tem afetado a saúde das pessoas?

O isolamento social foi imposto no Brasil e no mundo por causa do novo coronavírus chamado Covid-19, que tem ceifado a vida de muitas pessoas. Esse isolamento é uma das medidas tomadas pelas autoridades com o objetivo de diminuir o número de contaminados pela nova doença e, consequentemente, evitar o caos na saúde pública.

No entanto, enquanto o isolamento social tem um efeito positivo no que diz respeito a salvar vidas, ele pode ter um efeito devastador no que diz respeito à saúde como um todo. Algumas pessoas conseguem administrar bem essa questão do isolamento, mas outras não conseguem lidar bem com isso e isso pode ser ainda pior para aquelas que já possuem alguma doença mental ou emocional.  

Veja agora algumas áreas que podem ser duramente afetadas devido ao isolamento social e algumas dicas para amenizar seus efeitos.

Tem afetado a saúde mental e emocional

Uma das áreas mais afetadas devido ao isolamento social é no que diz respeito à saúde mental e emocional das pessoas. O isolamento aumenta o aparecimento de casos de ansiedade. Lidar com um futuro desconhecido é muito difícil para algumas pessoas, que ficam imaginando coisas que ainda nem aconteceram.   

Além da ansiedade tem também o estresse, que tem causado muitos transtornos na vida de milhares de pessoas. O estresse pode ser um gatilho para desencadear grandes problemas na convivência com outros, afastando ainda mais as pessoas.  

Além da ansiedade e do estresse, não podemos esquecer da depressão. É um grande problema que tem sido potencializado devido a essa nova situação. O aumento de pessoas com ansiedade e estresse, tem elevado o número de pessoas com depressão nesses últimos dias.  

Essas três combinações podem ser muito prejudiciais para a saúde de um indivíduo. Por isso é tão importante procurar ajuda para lidar com esses problemas e sentimentos.  

Tem afetado a saúde bucal

O isolamento social também tem afetado a saúde bucal das pessoas nesta pandemia. Enquanto muitos estão preocupados em não perderem seus empregos, ou estão a procura de outro serviço e de como vão pagar as contas, muitos estão deixando de lado os cuidados que devem ter com os dentes.

Sem falar que os problemas emocionais podem aumentar o risco de problemas bucais, como perda de dentes e aparecimento de problemas como gengivite e periodontite. Para evitar danos irreversíveis aos seus dentes, o ideal é fazer um plano odontológico para que essa área seja cuidada da forma correta.

Além disso, a boa saúde bucal contribui para outra área que é a autoestima.    

Tem afetado a autoestima

A autoestima foi duramente afetada com essa pandemia, uma vez que as pessoas se preocuparam mais em manter as contas pagas e colocar comida na mesa. Essa situação não permite que as pessoas cuidem de si como antes ou que tenham pensamentos positivos em tudo.

As pessoas que desenvolvem ansiedade, depressão e estresse durante a pandemia tem um nível de autoestima muito baixo. Mas isso pode ser melhorado apenas com algumas atitudes diárias como a prática de exercícios físicos. Aliás, fazer exercícios físicos foi uma fuga para muitos no decorrer do isolamento social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *