O mercado de flores é aquecido o ano todo e por isso é uma ótima oportunidade de investimento. As vendas de flores são maiores quando uma data festiva se aproxima como os dias das mães ou dias dos namorados, por exemplo.
A verdade é que as flores podem trazer muito conforto para um ambiente e por isso, as lojas de flores e floriculturas sempre vão existir. Se você também é amante das flores e deseja abrir uma loja nesse ramo, confira neste artigo algumas dicas valiosas para você ter sucesso.
Faça o curso de florista
Você chega em uma loja de flores e observa como a funcionária manuseia cada haste, como ela consegue fazer vários arranjos lindos e diferentes, mas não sabe que ela primeiro precisou fazer um curso para se especializar.
Para você abrir uma floricultura, será preciso se especializar por meio de um curso de florista. A partir deste aprendizado você irá poder fazer vários tipos de arranjos para diversos tipos de ocasiões. Além disso, vai ter conhecimento suficiente para indicar a flor que o seu cliente precisa.
Defina o tipo de loja
No passado só existia um tipo de loja, a física. Hoje você tem a opção de ter uma loja online. Muitos preferem ficar apenas com uma, mas saiba que é possível ter as duas ao mesmo tempo.
Com a loja física e online você consegue mais atender mais clientes e sua floricultura ganha mais visibilidade. Além disso, os lucros também serão maiores.
Escolha a localização
Um ponto importante para quem quer abrir uma floricultura é escolher bem a localização do estabelecimento.
Por exemplo, você pode optar por abrir uma floricultura para atender pessoas da classe alta. Neste caso, você escolheria um local como Barra da Tijuca, nas proximidades do condomínio Be Península.
Mas digamos que o seu objetivo é atender o povão, então você deverá escolher um local como centros urbanos e feiras livres.
A localização vai determinar que tipo de cliente você vai atender e qual estrutura seu negócio vai ter.
Tenha funcionários qualificados
Para abrir uma floricultura é necessário ter funcionários. Mas esses colaboradores precisam ter uma noção básica de como cuidar das flores. Afinal de contas, se não houver um tratamento específico, as flores podem terminar morrendo e você terá que pagar o prejuízo.
Os funcionários também precisam ser capacitados para atender os clientes e quem sabe até elaborar arranjos.
Invista em propaganda
A propaganda é a alma do negócio! Quem nunca ouviu isso?
Para uma loja de flores ela é mais que necessária. É preciso investir em propagandas tradicionais e também digitais. Você pode utilizar os cartazes e panfletos, mas também deve contratar os serviços de um especialista em marketing digital para atrair o seu público alvo para sua loja.
Esteja presente no mundo virtual
Quem não está na internet não é visto, não faz sucesso. Sendo assim, tenha um site que atenda as necessidades dos seus clientes, com um design limpo e fácil de entender.
É muito importante que sua loja também esteja nas redes sociais, pois por meio desse canal você pode ter muitos lucros.