Estabelecimento limpo – Veja como fazer um checklist para ajudar na limpeza

Manter o estabelecimento limpo é essencial para atrair mais clientes, e isso os empreendedores já sabem. No entanto, uma boa parte desses empreendedores não dá a importância que a limpeza do ambiente merece.

A maioria prefere se concentrar em outros assuntos que também são de grande importância para a empresa, mas se a limpeza não for feita da maneira correta, pode trazer grandes problemas para os negócios, até mesmo seu fechamento.  

Veja agora como organizar uma limpeza no estabelecimento de maneira eficiente.

Converse com os funcionários

Antes de qualquer coisa é muito importante que o proprietário do estabelecimento tenha uma conversa com todos os seus funcionários. É importante deixar esclarecido o quanto é essencial um ambiente de trabalho limpo.

Além de atrair novos clientes para o local, os que já são clientes continuarão a visitar o estabelecimento. Também tem a questão que um ambiente limpo contribui para uma boa saúde. Sendo assim, deixe claro que mesmo que o estabelecimento tenha um funcionário para a limpeza, é dever de todos contribuir para ela.

Separe as tarefas por período

Para que haja eficiência na limpeza é preciso seguir um calendário. Por meio desse calendário é possível realizar as tarefas de limpeza de acordo com suas necessidades e urgências.

Há limpezas que precisam ser realizadas diariamente, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente. A realização de todas elas fica mais fácil quando estão estipuladas em um cronograma de limpeza.  

Separe o processo por partes

Separar todo o processo por parte é essencial para que a limpeza seja realizada de maneira eficiente. Dessa forma, nenhum espaço ou serviço vai ser esquecido por aqueles que trabalham no ambiente.

Defina o que precisa ser organizado, o que precisa ser higienizado e aquelas limpezas que precisam ser feitas de maneira mais profunda.

Apenas desta forma você vai garantir que o ambiente fique limpo e atraente para quem o visita, melhorando a reputação e aumentando o número de clientes e de vendas.

Veja as necessidades do local

Para montar um calendário de limpeza é preciso, antes de mais nada, ver quais são as necessidades do estabelecimento. Para a limpeza de algumas áreas é preciso a mão de obra de um profissional experiente e em outros casos, do serviço de outras empresas.

Por exemplo, para desentupir alguma encanação ou esgotar a fossa é preciso contratar os serviços de uma empresa desentupidora em Moema. Esse tipo de limpeza é ainda mais importante para estabelecimentos que trabalham com comida.  

Dê atenção a segurança

É preciso dar atenção à segurança na hora da limpeza, pois se for feita de qualquer jeito, além de não ser bem feita, pode causar acidentes.

Sendo assim, providencie alguns itens de limpeza para seu estabelecimento, como por exemplo, luvas, óculos de proteção, máscaras e etc. Além disso, compre produtos que sejam indicados para aquele tipo de limpeza.

Não deixe acumular sujeira

Depois que a limpeza for feita, não deixe que a sujeira se acumule no estabelecimento até que a próxima limpeza seja feita. Evite deixar lixo  acumulado em alguma área do estabelecimento. Não deixe que folhas secas e outras sujeiras fiquem na área externa do ambiente, dando uma impressão de ambiente sujo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *